Solenidade celebra aniversário da cidade com aceno às raízes
02/08/2018 14:36 em Novidades

Líder comunitário, promotor público, historiadora, empresário, empreiteiro, músico. Uma parte nascida em Piracicaba, outra com vínculos que se formaram aqui. A origem diversa da população se viu representada nas 20 pessoas reconhecidas como "Destaque Legislativo" em solenidade, na Câmara, que celebrou os 251 anos de fundação do município, nesta quarta-feira (1º).

Um público de cerca de 300 pessoas lotou o salão nobre para acompanhar a entrega da homenagem ––que contemplou nomes indicados pelos vereadores–– e cantar "Parabéns pra você" à cidade ao final da cerimônia, realizada pela primeira vez neste formato pela Câmara, em iniciativa da atual Mesa Diretora.

O presidente Matheus Erler (PTB) disse que a homenagem "Destaque Legislativo" é "uma forma singela pela qual a Câmara reconhece pessoas que, pela trajetória e pelo trabalho, contribuem diariamente para o desenvolvimento da cidade". "É por motivo merecido que escolhemos vocês para serem homenageados, representando a todos os demais piracicabanos", completou.

Matheus Erler usou passado e presente ––ao citar o povoador da cidade em 1767 e o atual prefeito–– para enfatizar o progresso verificado ao longo do tempo.

"Nesses 251 anos, Piracicaba acumula importantes histórias que podemos contar, de coronel Antonio Barbosa a Barjas Negri. Nossa cidade sempre esteve na vanguarda política e econômica e é celeiro da ciência e da tecnologia. É o que queremos nesta noite e em todos os aniversários que se seguirão: reconhecer os cidadãos que se empenham por ela", declarou o presidente da Câmara.

Juiz de Direito e diretor da Vara da Fazenda local, Wander Pereira Rossette Jr. salientou que "a Câmara foi muito sensível" ao reunir, em solenidade no aniversário de Piracicaba, pessoas "extremamente comprometidas com a cidade".

"Esta Casa reconhece em nós o amor que temos por esse povo. Fala-se das empresas, das nossas conquistas, mas o que temos de melhor é a nossa gente, que produz e é ordeira", afirmou Wander, que, como um dos 20 homenageados, falou em nome de todos. "Nós nos sentimos honrados por fazer parte da história de Piracicaba."

O juiz fez menção às raízes que vinculam os moradores às tradições locais. "É das poucas cidades em que a população conhece todo o seu hino; vejo escorrerem lágrimas das pessoas, que se emocionam quando o ouvem. Amamos e somos apaixonados por essa terra", comentou.

O prefeito Barjas Negri (PSDB) classificou de "bem vividos" os 251 anos de Piracicaba e elogiou o protagonismo alcançado no cenário nacional por setores como ensinos superior e técnico, indústria, saneamento básico e segurança pública. "A Câmara teve a feliz iniciativa de fazer esta homenagem a diversas pessoas que, direta e indiretamente, se destacaram em seu campo de atuação, e tive o prazer de ser incluído como prefeito", afirmou.

O chefe do Executivo fez uma análise das forças econômicas locais e pontuou que "muita gente trabalhou para que Piracicaba chegasse ao seu esplendor em 2018". "Com aproximadamente 400 mil habitantes, é um município de porte médio de destaque em São Paulo e no Brasil, com todos os seus valores que o engrandecem. Todos aqui têm contribuído para que tenhamos uma cidade gostosa para morar, sustentável dos pontos de vista econômico e ambiental e reconhecida fora de seus limites", completou.

Matheus Erler, Barjas Negri e o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Piracicaba, Jefferson Goularte, hastearam as bandeiras do país, do Estado e do município durante a execução do hino nacional. Em seguida, um vídeo reproduziu imagens dos cartões-postais da cidade e Fábio Bragança, diretor do Departamento de Documentação e Transparência da Câmara, apresentou uma abordagem histórica dos 251 anos.

Ele distinguiu três períodos importantes que ajudam a explicar as raízes da população local: as primeiras ocupações da terra por índios paiaguás, logo dizimados, e "pessoas de má conduta" enviadas pelo comando da província para "engrossar o povoamento"; os negros que no século 19 tornaram Piracicaba o terceiro município paulista com mais escravos; e os fluxos migratórios que trouxeram à cidade trabalhadores de outros países (como italianos, espanhóis, sírio-libaneses e japoneses) e Estados.

Estiveram presentes na solenidade os vereadores Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS); Aldisa Vieira Marques, o Paraná (PPS); André Bandeira (PSDB); Ary de Camargo Pedroso Jr. (SD); Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP); Dirceu Alves da Silva (SD); Gilmar Rotta (MDB); Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB); José Aparecido Longatto (PSDB); Laércio Trevisan Jr. (PR); Lair Braga (SD); Marcos Abdala (PRB); Matheus Erler (PTB); Nancy Thame (PSDB); Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB); Paulo Campos (PSD); Pedro Kawai (PSDB); Ronaldo Moschini (PPS); e Wagner Oliveira (PHS).

Também compuseram mesa durante a solenidade o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior, tenente-coronel Willians de Cerqueira Leite Martins; o delegado seccional da Polícia Civil Américo Sidnei Rissato; e o delegado do serviço militar Júlio Moacir da Silva Fagundes. Celisi Machado e Silva, pianista de 13 anos, respondeu pela parte musical da cerimônia.

Confira, a seguir, o que disse cada um dos 20 homenageados como "Destaque Legislativo":

"É muito importante, para mim, esse reconhecimento, depois de 30 anos trabalhando com música e envolvendo garotada na área musical. Desde 2005 faço o Encontro de Bateras e atuo na área cultural desde 1986. Já trabalhei com aproximadamente 400 alunos da cidade, ainda desenvolvo ações em centros comunitários, e estou muito feliz com a homenagem da Câmara."
André Moreira Neto
, músico e idealizador do Encontro de Bateras de Piracicaba, homenageado pelo vereador Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB)

"Trabalho na área da construção civil e o meu setor tem como desafios contribuir para a geração de empregos na cidade, a qualidade de vida e em oferecer moradia digna para as pessoas. Por isso, fico honrado que a Câmara tenha lembrado do meu nome nesta data, como representante da construção civil."
Antônio Francisco Valério
, fundador da construtora Embraplan Engenharia, homenageado pelo vereador Lair Braga (SD)

"Sou nascido em Recreio e registrado em Charqueada, mas tenho a honra de ser cidadão piracicabano por esta Câmara. Agradeço a esta homenagem porque ela também reconhece a atividade a qual estou ligado, a formação de pessoas, a projeção da cidade através das sementes plantadas em todos os alunos, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, e também os estrangeiros, que projetam Piracicaba para o mundo."
Antonio Roque Dechen, professor titular do Departamento de Ciência do Solo da Esalq, homenageado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB)

"É muito gratificante estar entre os nomes homenageados nos 251 anos de Piracicaba. Sabemos que a cidade tem 400 mil habitantes e ser um dos lembrados é emocionante e também uma honra muito grande, especialmente como um cidadão piracicabano que trabalha em prol do município, defendendo os produtores rurais."
Arnaldo Antônio Bortoletto, diretor-presidente da Coplacana e do Sindicato Rural de Piracicaba, homenageado pelo vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB)

"É uma cidade que nos orgulha e que nos deu a oportunidade de trabalhar e constituir família. A Câmara teve a feliz iniciativa de fazer uma homenageam a diversas pessoas, que direta e indiretamente se destacaram no seu campo de trabalho, nas suas instituições. Que este evento sirva de exemplo para que, nos próximos anos, possamos continuar comemorando bem o aniversário da mais bela noiva do país, a nossa Noiva da Colina."
Barjas Negri, prefeito de Piracicaba, homenageado pela Câmara de Vereadores de Piracicaba

"É o meu 34º ano de trabalho na cidade e receber o reconhecimento pela atuação me deixa envaidecido. É uma homenagem que carrego para o resto da vida. Sou grato por tudo o que esta cidade me fez, pela confiança depositada. Sempre digo que são as pessoas que te estimulam, te ajudam, te consolam e te preservam. É isso tudo o que trago de Piracicaba para a minha vida e para o meu coração. E a Câmara de Vereadores, tenho que agradecer, evidentemente, por fazer essa homenagem."
Carlos Alberto Joussef, diretor-presidente da Unimed Piracicaba, homenageado pelo vereador Ronaldo Moschini (PPS)

"É uma grande alegria participar de um evento como este e ainda ser homenageado. Piracicaba é uma cidade maravilhosa, tem uma pujança econômica e cultural. Fui muito bem acolhido por Piracicaba e me sinto em casa."
Érico Hammerschmidt Junior, comandante do CPI-9 (Comando do Policiamento do Interior), homenageado pela vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS)

"É uma honra, pois não são tantas as pessoas homenageadas pela Câmara no aniversário da cidade. A luta pelos direitos das pessoas com deficiência é grande, não faço isso sozinho, há muitos envolvidos. Por isso, acredito que esta homenagem não é apenas para a minha pessoa, mas a para a causa que represento."
Francisco Núncio Cerignoni, membro do Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência), homenageado pelo vereador André Bandeira (PSDB)

"Em primeiro lugar, parabenizo a todos os homenageados, em meu nome, da minha empresa e dos meus sócios. Também quero parabenizar Piracicaba, a cidade que eu amo. Sou cidadão piracicabano, recebi o título há alguns anos, escolhi ela para ser a minha cidade de coração. É onde criei meus filhos e agora vejo nascer os meus netos. A cidade é acolhedora e tem um povo maravilhoso."
Ilton Ferreira da Silva, sócio-diretor da Lubrasil Lubrificantes, homenageado pelo vereador José Aparecido Longatto (PSDB)

"De todas as homenagens que recebi, esta é a que mais me sensibilizou, porque tenho verdadeira devoção por esta cidade e por este povo. Foi uma surpresa, que realmente dignificou todo o meu trabalho e toda a existência na cidade, ao longo de mais de 30 anos que aqui estou. Todos os meus alunos foram amados como se fossem meus filhos."
Jarbas Martins Barbosa de Barros, advogado e diretor da Faculdade de Direito da Unimep, homenageado pelo vereador Matheus Antonio Erler (PTB)

"Sou rezendino e em outras ocasiões fui reconhecido por esta Casa, mas uma homenagem no aniversário da cidade é ainda mais especial. Não são todos os escolhidos, mas os que prestam algo de bom para a comunidade, e ter sido incluído me deixa muito contente."
José Coral, diretor presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, homenageado pelo vereador Paulo Serra (PPS), que justificou sua ausência e foi representado por Matheus Erler e Ronaldo Moschini

"Sinto-me especial, é uma homenagem que não esperava, e que faz parte de um trabalho desenvolvido ao longo do tempo em Piracicaba, que sempre nos acolheu. Nossa rede começou na cidade em 1935, com meu avô, depois o meu pai e, agora, está na terceira geração, comigo, o meu irmão Ricardo e o meu primo Roberto. É gratificante ver esse crescimento abraçado pela população."
Marcelo Delfini Cançado, diretor administrativo da Rede Drogal, homenageado pelo vereador Gilmar Rotta (MDB)

"Aos 81 anos, o que faltava para o meu testamento é ser homenageada no dia do aniversário da cidade. Estou felicíssima, pois aqui, por toda a parte, vejo alunos e amigos."
Marly Therezinha Germano Perecin, doutora em história social, homenageada pelo vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP)

"Estou muito grato pela escolha do parlamento piracicabano, em especial ao vereador Dirceu, que foi meu aluno há 20 anos. Fico mais feliz ainda porque o meu curso começou há 51 anos, no bicentenário da cidade. Adoro Piracicaba e encontrei nela a minha felicidade."
Mauro Pereira Vianna
, idealizador do curso de Liderança, Administração, Comunicação e Relações Humanas, homenageado pelo vereador Dirceu Alves da Silva (SD)

"Estou feliz de ter a homenagem nesta data. É o aniversário da cidade, mas sou eu quem recebo o presente. Vim para cá em 1968, com meus pais, e não saí mais. É a minha cidade de coração, de opção, de adoção. Eu me sinto como cidadão piracicabano natural. Ser homenageado pela Câmara, que representa a população e a sociedade, é uma honra muito grande, porque é o poder soberado do povo, transferido aos vereadores eleitos."
Miguel Angelo Ciavarelli Nogueira dos Santos, promotor público, homenageado pelo vereador Paulo Campos (PSD)

"Estou honrado de estar entre os nomes escolhidos para a homenagem, como um líder da juventude da igreja que faço parte, coordenando vários projetos e aproximadamente 3.500 jovens de Piracicaba e região, com canto coral, musicalização e ressocialização de pessoas."
Neusley Martins Moura, líder da juventude na Assembleia de Deus Ministério do Belém em Piracicaba e região, homenageado pelo vereador Aldisa Vieira Marques, o Paraná (PPS)

"Comecei na catequese e hoje trabalho com a evangelização no bairro. Sempre busco o melhoramento da comunidade como um todo. Essa homenagem demonstra que o trabalho que fazemos é visto por alguém.
Paulo César dos Santos, líder comunitário do bairro São Jorge, homenageado pelo vereador Marcos Abdala (PRB)

"Foi na Câmara que comecei a minha trajetória política, em 1º de janeiro de 1983. Fui reeleito em 1986, o que me impulsionou a buscar o mandato de deputado estadual. A Câmara, realmente, é motivo de orgulho para mim."
Roberto Morais, deputado estadual, homenageado pelo vereador Wagner Oliveira, o Wagnão (PHS)

"É uma grande honra ser homenageado nesta data, tendo em vista quantas pessoas que nasceram aqui ou escolheram viver na cidade têm méritos para esta honraria. E, dentre tantos nomes, tive esse privilégio. Meus finados pais, Isabel e Luizinho, teriam muito honra de compartilhar este momento. É um presente que recebo da cidade."
Sérgio Antonio Fortuoso, superintendente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), homenageado pela vereadora Nancy Thame (PSDB)

"Tenho o maior respeito e o maior carinho pela Câmara de Piracicaba e fico lisongeado porque os outros 19 homenageados contribuem com a cidade, gente que faz a diferença no dia a dia da comunidade. Ninguém faz nada sozinho, então, quando somos reconhecidos por algo, não podemos esquecer que, para avançarmos, dependemos do auxílio de outras pessoas, pelas quais sou grato."
Wander Pereira Rossette Júnior, juiz de Direito e diretor da Vara da Fazenda de Piracicaba, homenageado pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PR)

 



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara
COMENTÁRIOS